Com certeza, esse é um dos casos mais macabros envolvendo os tão adorados filmes de terror. Uma sucessão de tragédias inesperadas marcou a consagrada franquia Poltergeist (indo de 1982 até 1988). Tudo pode ser uma série de coincidências assustadoras do destino, mas os acontecimentos foram tão traiçoeiros que fica difícil não sentir algo de errado. Estou falando da famosa Maldição da franquia Poltergeist, como ficou conhecida mundialmente. Várias pessoas do elenco morreram e muitos outros eventos sinistros ocorreram simultaneamente enquanto gravavam estes filmes, totalizando uma trilogia sombria e obscura que continua despertando curiosidade para quem curte “coisas sinistras”. Por falar nisso, se você viveu na lua e ainda não assistiu algum dos 3 filmes, recomendo que faça isso imediatamente! São histórias fantasiosas e interessantes que trazem muitos raciocínios e emoções; cada filme tem uma pegada diferente, temos momentos clássicos e momentos toscos, mas a nostalgia continua firme e forte. A franquia completa online, incluindo o remake, está disponível aqui no Portal Tartárico (clique aqui para assistir).
Enfim, neste artigo vou entrar no assunto como nunca antes. Como amante da franquia, posso afirmar que os fatos aqui mencionados são realmente intrigantes e macabros, mesmo eu sendo cético com relação a maldições, possessões e etc. Para mim, a verdadeira maldade sempre estará na consciência de algum ser humano em particular, assim como os slasher movies deixaram bem claro: sempre tem um maluco por aí com instintos psicopatas. Lembrando que os 3 filmes da franquia Poltergeist contam a história da família Freeling, a qual começa ser perturbada por espíritos vingativos e entidades malignas, inicialmente por morarem em um terreno assombrado.
MORTES NO ELENCO
A franquia original é composta por três filmes: Poltergeist – O Fenômeno (1982), Poltergeist 2 – O Outro Lado (1986) e Poltergeist 3 – Capítulo Final (1988). Antes das filmagens do terceiro filme acabarem, quatro membros relevantes do elenco haviam falecido de maneira trágica, o que reforça a teoria da maldição. Entretanto, ao todo, sete membros do elenco morreram de maneira violenta ou sofrida. Confira abaixo cada um deles:
No primeiro filme de 1982, a jovem atriz Dominique Dunne interpretava Dana Freeling, filha mais velha da família. Na vida real, namorava John Thomas Sweeney, um ajudante de cozinha extremamente ciumento que não permitia seu relacionamento com os amigos. Com a fama de Dominique aumentando, o ciúme do namorado também aumentou, e o rapaz chegou a espancá-la algumas vezes. Após o término do namoro, John não aceitou, invadiu a residência da atriz e a estrangulou. Ela ficou em coma por cinco dias, mas acabou falecendo em 04 de novembro de 1982, aos 22 anos, 19 dias antes de seu aniversário.
John foi preso e condenado a 6 anos de prisão, mas ficou preso somente 3 anos e meio, para desconsolo de fãs e familiares. Como a tragédia ocorreu durante as gravações do primeiro filme, nota-se em vários momentos que Danna desaparece da trama, tendo pouco tempo em tela em comparação com os outros filhos da família Freeling. No segundo filme, sua existência mal é mencionada.
O sinistro reverendo Henry Kane (principal força maligna presente na franquia) era interpretado por Julian Beck. Ele apareceu pela primeira vez em Poltergeist 2 – O Outro Lado (1986), atuando de maneira assustadora em reflexo de seu personagem misterioso. Durante as gravações, foi vítima de um fatal câncer no estômago, morrendo em 14 de setembro de 1985. Beck já vinha lutando contra a terrível doença desde 1983.
____________________________________
____________________________________
Outro membro do segundo filme, Will Sampson, que interpretava o gozado índio Taylor, morreu pouco tempo depois do lançamento do filme por complicações após uma cirurgia cardíaca em 03 de junho de 1987, aos 53 anos de idade. Sampson havia ficado famoso por seu papel em Um Estranho no Ninho (1975), onde contracenava com Jack Nicholson, Danny DeVito e Brad Dourif.
Nem mesmo a lendária Carol Anne, protagonista mirim da franquia, se livrou desta suposta maldição. Ela morreu logo após o fim das gravações do terceiro filme, com apenas 12 anos de idade. Heather foi diagnosticada com uma infecção intestinal no começo do ano de 1987. Ela já sofria de problemas de saúde quando estava gravando o terceiro filme (é por isso que a garota aparece com o rosto bastante inchado durante a projeção), e acabou adoecendo de forma trágica alguns dias antes de morrer. Numa manhã estava se arrumando para ir ao hospital, mas caiu inconsciente. Seu padrasto chamou os médicos e ela foi levada em estado grave para o hospital, morrendo na mesa de cirurgia ás 14h33m. Os médicos não conseguiram identificar a doença a tempo de salvar a jovem garota. Somente depois de sua morte, foi descoberto que a doença se tratava de um bloqueio intestinal. Uma cirurgia teria resolvido o problema e salvado a vida da promissora atriz. Seus pais obviamente processaram o hospital.
____________________________________
____________________________________
O diretor de Poltergeist 3, Brian Gibson, morreu em 2004 aos 54 anos, vítima de Sarcoma de Ewing (câncer nos ossos), uma doença extremamente rara em adultos, que geralmente só atinge garotos brancos de 10 a 20 anos de idade. Apesar da morte de Brian ter ocorrido muitos anos após as gravações da franquia, o caso é relacionado com a maldição por conta da singularidade e estranheza do acontecido.
____________________________________
____________________________________
ACONTECIMENTOS MACABROS
Além das mortes estranhas e inesperadas dos envolvidos, o elenco e a equipe de produção testemunharam eventos assustadores que até hoje seguem sem explicações:
APARIÇÃO EM FOTO
Zelda Rubinstein, a atriz que interpretou a vidente Tangina Barrons durante toda a trilogia Poltergeist, testemunhou algo inimaginável. Durante uma sessão de fotos para Poltergeist 3, Zelda foi fotografada e uma estranha fumaça surgiu na imagem. Ninguém havia notado tal fumaça durante a sessão de fotos. Posteriormente, Zelda contou em entrevista que sua mãe morreu no mesmo momento que aquelas fotos foram tiradas. Confira abaixo:
A TRILHA SONORA MALDITA
Enquanto o namorado de Dominique Dunne a estrangulava, ele colocou para tocar a trilha sonora do primeiro Poltergeist no volume máximo para encobrir o barulho. Ouça a trilha sonora abaixo:
PRODUÇÃO CONTURBADA
A equipe técnica e o elenco do filme passaram por várias situações bizarras, presenciando objetos caindo, barulhos que ninguém sabia de onde vinham e coisas trocando de lugares. A atriz JoBeth Williams, que deu vida a mãe quarentona da família Freeling, relatou que quando chegava em casa após as filmagens todos os quadros de sua decoração apareciam tortos, e mesmo após arrumá-los, no dia seguinte eles estavam tortos novamente. Ela contou que não tinha como outra pessoa estar fazendo aquilo.
CASA ASSOMBRADA
No filme original, a casa onde a família vive é atormentada por espíritos malignos e eventos sobrenaturais. Estranhamente, a casa foi completamente destruída por um terremoto em 1994.
Em uma cena do primeiro filme, o garoto Robbie, filho do meio da família, é estrangulado por um palhaço de brinquedo. No entanto, algo de errado aconteceu e o ator mirim Oliver Robins foi enforcado de verdade, quase morrendo sufocado. Na hora, a equipe não percebeu, pois a cena se tratava, justamente, de um estrangulamento. Por pouco, Oliver não morreu de verdade.
FRANQUIA CANCELADA
Os atores e equipe estavam com medo de retornar para um possível Poltergeist 4, justamente por culpa desta suposta maldição. Nesta etapa, quatro pessoas do elenco já haviam morrido. O quarto filme já estava em pré-produção, mas foi cancelado após a morte prematura de Heather O’Rourke. 25 anos depois, os produtores queriam fazer essa continuação, e o papel principal ficaria com a irmã de Heather, já que elas eram muito parecidas.
A SUPOSTA CAUSA:
Boatos circulam pela internet afirmando que a maldição ocorreu porque, durante as gravações do primeiro filme, esqueletos de verdade foram usados pela produção, já que na época seria mais barato comprar de um depósito médico do que mandar fabricar esqueletos de plástico (alguém lembrou de A Volta dos Mortos-Vivos?). A própria JoBeth Williams confirmou essa história.
A equipe responsável pela franquia Poltergeist, incluindo Steven Spielberg e Tobe Hooper, nunca tocaram no assunto.