Se preparem para a sanguinolência! Estamos de volta com o segundo TOP 10 mostrando as melhores mortes dos filmes de terror! Nesta lista, selecionei mais uma porção grotesca dos meus assassinatos preferidos, focando o lindo banho de sangue e chacinas violentas, principalmente envolvendo os clássicos que marcaram uma boa época. Como algumas cenas são extremamente difíceis de serem encontradas, resolvi voltar com meu antigo canal no Youtube para hospedá-las de forma adequada (apesar de que o Youtube é o maior troll lazarento da internet, não se pode confiar nele)!. Enfim, espero que tudo ocorra bem nesse retorno ao universo visual/virtual, pois existem centenas de mortes chegando ao Portal Tartárico! Não se esqueça de comentar e deixar sua sugestão sobre aquela vitima desgraçada que você, cidadão do bem, tanto amou ver morrendo ou sofrendo em algum filme! Mesmo rolando a opção de pular os videos desta postagem, devo lembrar os donos de corações fracos: se você fica chocado facilmente, cuidado!
ALERTA DE SPOILERS: se ainda não assistiu algum dos filmes mencionados abaixo, leia por risco próprio.
____________________________________
Filme: Psicose (1960)
Direção: Alfred Hitchcock
Vitima: a ladra de 40.000 dólares, Marion Crane.
Obviamente, não ia demorar para esse clássico momento do horror aparecer por aqui. Em 1960, o mestre do suspense Alfred Hitchcock quebrou todas as regras ao assassinar a protagonista da história na metade do filme! Marion Crane rouba 40.000 dólares da imobiliária em que trabalha, para poder fugir e casar com seu namorado bonitão. Durante a fuga, ela acaba parando num motelzinho de estrada, conhecendo o curioso proprietário, Norman Bates, que tem uma mãe impulsiva. Ao ir tomar banho, acontece o famoso assassinato no chuveiro, onde a garota é esfaqueada brutalmente sem poder se defender. A gravação da cena durou uma semana e é carregada de curiosidades, incluindo câmeras especiais para não serem molhadas, e inúmeros cortes para burlarem a censura da época. Com certeza, é um dos momentos mais marcantes já presenciados no horror, apesar de não ser completamente explícito.
____________________________________
Filme: Lenda Urbana (1998)
Direção: Jamie Blanks
Vitima: Michelle Mancini, estudante do campus.
Preciso ser sincero: Lenda Urbana somente existiu para aproveitar o sucesso estrondoso de Pânico, já no final dos anos 90. Entretanto, ainda existem bons momentos no filme, a primeira morte é um deles, ocorrendo bem no comecinho da projeção. A bonita jovem Michelle Mancini está dirigindo na estrada chuvosa ouvindo Total Eclipse of the Heart (bom gosto), quando acaba ficando com pouca gasolina. Ao parar em um posto, o frentista (interpretado por Brad Dourif) tenta desesperadamente avisá-la sobre alguma coisa, mas como é gago, acaba se atrapalhando ao se expressar. Pensando que vai ser estuprada ou atacada, Michelle foge desesperada... Pouco segundos depois, o frentista consegue gritar desesperado: "TEM ALGUÉM NO BANCO DETRÁS!"... Isso mesmo, o assassino está escondido no banco detrás do automóvel! Não demora muito para a machadada comer solta, decapitando a garota.
____________________________________
Filme: Maniac Cop 2 - O Vingador (1990)
Direção: William Lustig
Vitima: uma delegacia de polícia massacrada.
O segundo filme sobre Cordell, o policial assassino de Nova York, continua sendo um dos mais obscuros já lançados no começo da década de 90. Sempre com assassinatos que realçam a sujeira e escuridão noturna (estilo filmes noir), protagonizados por um policial maniaco com 2 metros de altura e muita força bruta. Numa das cenas mais lembradas, Cordell invade a delegacia para resgatar seu comparsa Turkell, um estrangulador de prostitutas. O brutal assassino parece uma mistura de Michael Myers com Terminator, quebrando portas de vidro na base de cabeçadas e metralhando todos pela frente. A parte inicial é maravilhosa, ao acompanharmos os oficiais pacatos que treinavam pontaria sendo massacrados inesperadamente, provando que o homicida gigante é cheio de estilo e determinação!
____________________________________
Filme: O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986)
Direção: Tobe Hooper
Vitima: o adolescente retardado Buzz.
O Massacre da Serra Elétrica 2 complicou a vida de muita gente envolvida, queimando a imagem de Tobe Hooper e até mesmo afundando a empresa nostálgica Cannon Films. Por sorte, tivemos o maquiador Tom Savini para salvar a obra com seus trabalhos sangrentos que, infelizmente, foram brutalmente removidos pela censura escrota da época, o que irritou nosso querido maquiador. Na primeira morte do filme, Leatherface e Chop Top atacam uma dupla de jovens extremamente irritantes, que dirigiam uma Mercedez dourada pelo interior norte-americano. Após aterrorizar os dois, Leatherface acerta um golpe certeiro no alto do carro, conseguindo serrar diretamente o topo da cabeça de Buzz. Pela censura a cena foi cortada no ato, mas ainda conseguimos ver o resultado antes do carro se acidentar. Tudo isso é acompanhado pela radialista Stretch, que conversava com os jovens pelo telefone do carro. Destaque para a trilha sonora, que embala essa sequência ao som do rock oitentista!
____________________________________
Filme: A Hora do Pesadelo (1984)
Direção: Wes Craven
Vitima: Glen, o namorado dorminhoco de Nancy.
O primeiro papel na carreira de Johnny Depp ficou eternizado pela sua forma brutal de bater as botas. Dorminhoco e despreocupado, o adolescente não ouve os concelhos desesperados da namorada (Nancy Thompson), e acaba adormecendo em seu quarto, enquanto assistia televisão. Freddy Krueger aproveita para conduzir um dos pesadelos mais violentos e lembrados da saga, fazendo a cama engolir o rapaz, triturá-lo até virar liquido, e depois cuspi-lo de volta no teto, tudo isso na frente da mãe do garoto! Curiosamente, a versão que coloquei no vídeo abaixo é uncut, com alguns momentos extras que não acabaram na fita final, como Glen sendo regurgitado ainda inteiro pela cama. É um crime perturbado, incapaz de ser decifrado por qualquer perícia.
____________________________________
Filme: A Volta dos Mortos-Vivos (1985)
Direção: Dan O'Bannon
Vitima: o empregado Freddy se transforma em zumbi.
No seu primeiro dia trabalhando em um depósito de remédios, Freddy acaba ingerindo acidentalmente uma grande quantidade de 245-Trioxin, substância tóxica do exército que é capaz de reanimar os mortos. Naquela noite, ele sofre um processo insuportável até morrer, primeiro tendo fortes dores musculares e ânsias de vômito, mais tarde, seus batimentos cardíacos desaparecem e o rapaz entra no rigor mortis, etapa que os músculos ficam rígidos e sem flexibilidade. A transformação em zumbi ocorre após a sua morte, sem ao menos fechar os olhos, nos braços da namorada. Freddy vira uma criatura grotesca, na capela do necrotério, e quem se dá mal é os sobreviventes que ali se refugiavam. Rola até ácido sulfúrico no rosto! Destaque para a trilha sonora, provavelmente a melhor sobre zumbis já feita até hoje.
____________________________________
Filme: Halloween II - O Pesadelo Continua (1981)
Direção: Rick Rosenthal
Vitima: enfermeira Karen, afogada em água fervendo.
Neste clássico obscuro, Michael Myers caça sua irmã dentro do hospital Memorial de Haddonfield, algumas horas após ser baleado pelo seu psiquiatra Samuel Loomis. No entanto, Myers não foca somente na irmã, basicamente assassinando todos os funcionários que estavam no local (meio vazio devido ao feriado de Halloween). Em uma das melhores cenas, um casal de enfermeiros transavam tranquilamente na hidromassagem de quimioterapia (ahhh, os anos 80!). Após aumentar o termostato e estrangular o parceiro da enfermeira Karen, nosso assassino afoga a moça em água fervendo (!!!), entregando um crime sádico e doloroso. É interessante ver que Karen demora para perceber o assassino atrás dela, e faz caricias em suas mãos pensando ser o namorado! Por outro lado, Michael reage tranquilamente com a situação, se aproveitando da inocência alheia... Ou será que ele estava gostando do carinho inesperado?
____________________________________
Filme: Alien - O Oitavo Passageiro (1979)
Direção: Ridley Scott
Vitima: Kane, o primeiro hospedeiro da franquia.
Após uma criatura desconhecida grudar em seu rosto, Kane se transforma em um hospedeiro para geral um Xenomorfo, criatura conhecida como Alien. A criatura desgruda de seu rosto com o tempo, mas acaba deixando um filhote dentro do tripulante da nave Nostromo. Ninguém desconfia de nada, até ocorrer a clássica cena do jantar na nave gigantesca, onde Kane acaba ingerindo uma pequena quantidade de comida, e a criatura estoura de seu peito na frente de todos. O sangue vermelho em contraste com o branco é incrível, e a cena continua sendo uma das mais marcantes do terror moderno. Por azar, a criatura consegue fugir na espaçonave, pronta para dar muita dor de cabeça para os tripulantes.
____________________________________
Filme: O Dentista (1996)
Direção: Brian Yuzna
Vitima: cobrador de impostos Marv Goldblum.
O cobrador de impostos Marv Goldblum acaba se dando muito mal após ir pentelhar a vida do ortodontista explosivo Alan Feinstone. Depois de perder a cabeça, o dentista é infernizado pelo cobrador (que sempre passa no consultório para consultas grátis) e resolve dar o troco da pior forma: anestesiando o homem e aplicando uma enorme broca em sua boca, forçando e quebrando sua mandíbula. Como se isso não bastasse, ele rasga a língua do rapaz inúmeras vezes com a maquininha de obturação. O mais dramático é que a anestesia por gás faz a vitima ficar sonolenta durante o ato, somente podendo acompanhar o procedimento sangrento. É agonizante, cuidado.
____________________________________
Filme: Hellraiser - Renascido no Inferno (1987)
Direção: Clive Barker
Vitima: o infeliz Frank, massacrado pelos Cenobites.
O primeiro lugar do nosso TOP 10 continua sendo extremamente violento, desta vez mostrando um dos momentos mais lembrados da franquia Hellraiser. Frank comprou um cubo numa loja de antiguidades, procurando decifrá-lo para conseguir o prazer sensual eterno. Entretanto, após conseguir armar o cubo misterioso, o homem acaba despertando os Cenobites, criaturas horrendas que vestem couro e sentem prazer imenso na dor e sofrimento. Obviamente, esse não era o prazer que Frank procurava, e ele é massacrado pelas criaturas. Mas esse não foi o final, pois o rapaz conseguiu fugir do inferno e voltar na sua forma natural (utilizando sangue alheio). De qualquer forma, os Cenobites (liderados por Pinhead) acabam sentindo sua ausência nas trevas e vão buscá-lo mais uma vez, cravando inúmeros ganchos em seu corpo. A dor que Frank sentiu antes de morrer é inexplicável, e a sua última fala foi "Jesus wept" (Jesus chorou), logo antes de esboçar um sorriso deformado e ser estourado ao meio.
-- PRÓXIMO TOP 10 EM BREVE --