domingo, 9 de julho de 2017

Top 10 - As Melhores Mortes dos Filmes de Terror - Parte #3


Demorou um bom tempo, mas o novo TOP 10 acaba de sair cheio de violência! A tradição sangrenta imposta pelos filmes de terror continua sendo impactante, independente da época em que foi apresentada. Nessa terceira lista, selecionamos mais uma bela porção dos melhores assassinatos já presenciados no horror, com muita sanguinolência e gritos agonizados, um prato cheio para as madrugadas alucinantes! Desta vez, os seriados também foram cogitados em nossa lista, então temos uma boa variedade de clássicos, produções recentes e filmes trash. Lembre-se, se você fica chocado com facilidade, pense bem antes de seguir adiante. Não se esqueça de recomendar aquele momento trágico que você adorou acompanhar nos filmes de terror! O sangue continua sendo derramado, e o Portal Tartárico cobre tudo com majestosidade!

ALERTA DE SPOILERS: se ainda não assistiu algum dos filmes mencionados abaixo, leia por risco próprio.
____________________________________
Filme: Pânico 2 (1997)
Direção: Wes Craven
Vitima: Maureen Evans, esfaqueada brutalmente no cinema.

A abertura de Pânico 2 continua sendo uma das melhores da franquia. Wes Craven provou que continuações de terror podem ser tão boas quanto o original, levando em conta a evolução necessária do enredo. Na cena, temos o lançamento do filme Stab (Punhalada, na tradução oficial das fitas VHS), e acompanhamos uma porrada de jovens indo ao cinema para zoar e curtir um bom terror. Entre os espectadores, conhecemos o casal Phil Stevens e sua namorada Maureen Evans. Juntos, eles entram na sessão badernada do cinema, lotado com jovens usando a mesma fantasia do assassino Ghostface. Ao ir até o banheiro, Phil é brutalmente assassinado com uma facada na cabeça, e tem suas roupas roubadas pelo assassino. Ao ver seu "namorado" retornando do banheiro usando uma máscara (assim como todos no cinema), Maureen acredita que ele está fazendo apenas uma brincadeira. Logo em seguida, ela é esfaqueada 7 vezes pelo assassino mascarado, tendo seus gritos de pavor confundidos com o barulho do cinema. Wes Craven novamente constrói uma ótima abertura.

____________________________________
Filme: Chamas da Vingança (1984)
Direção: Mark L. Lester
Vitima: Um grupo de agentes do governo é incendiado.

Chamas da Vingança é uma das melhores experiências visuais já concebidas pela Sétima Arte. Baseado em um livro do mestre Stephen King e contando com a presença de Drew Barrymore no elenco, o filme narra a história de dois fugitivos (pai e filha), ambos com poderes paranormais e foragidos do governo norte-americano.O pai, Andy, tem a capacidade de fazer todos obedecer suas ordens, após hipnotizar as pessoas com uma espécie de ondas sonoras originarias de inúmeras doses de LSD pesadíssimo (ele fazia parte de um experimento do governo durante os anos 70). Já a garotinha Charlene tem o poder de incendiar tudo o que sua mente concentrar, sendo um total perigo em certas situações. Em certo ponto do filme, após serem cercados pelos agentes do governo em uma fazenda de dois velhinhos simpáticos, Charlene deposita sua raiva e destrói tudo o que tem pela frente, primeiro deixando o local extremamente quente, em seguida ateando fogo nos agentes e explodindo vários carros. É uma cena maravilhosa de se acompanhar ao assistir o filme, ela mostra a necessidade de sobrevivência de pai e filha, involuntariamente afetados por suas capacidades especiais. 

____________________________________
Filme: Eaten Alive (1976)
Direção: Tobe Hooper
Vitima: a prostituta arrependida Clara Wood.

Nesse pequeno clássico de Tobe Hooper, um caipira psicopata assassina todas as pessoas que passam pelo seu hotel em uma estrada rural do Texas. Fora isso, ele alimenta seu crocodilo gigante com os corpos, os jogando no pântano que fica ao lado da propriedade. A primeira vítima, uma prostituta chamada Clara, acaba parando no hotel por acidente e tem um destino bastante doloroso. Existem boas mortes durante o filme todo, porém essa se destaca pela montagem perturbada que Hooper praticou na cena, conduzindo barulhos fodidos a cada golpe que a garota recebia do psicopata. Reparem bem no jeito que o diretor apresenta seu filme: é cru, brutal e com atuações afetadas e dramáticas. A jovem quase é abusada pelo maníaco, mas acaba sendo golpeada por um tridente na beira do pântano. Logo em seguida, seu corpo é descartado nas águas para virar alimento do crocodilo africano.

____________________________________
Série: Stranger Things (Primeira Temporada / 1x08, 2016)
Direção: Duffer Brothers
Vitima: um grupo de agentes do governo (incluindo Connie).

No último episódio da primeira temporada, Eleven prova que é uma assassina impossível de se odiar. Refugiados na escola de Hawkins, os garotos (Mike, Lucas e Dustin) são surpreendidos com a chegada dos agentes do governo que, mais do que tudo, querem capturar Eleven com vida, a garotinha com poderes paranormais que foi usada no laboratório para pesquisas. Péssima ideia! Ao fugirem e serem encurralados no corredor pelos oficiais armados, ela usa suas habilidades brutais para simplesmente explodir o cérebro deles (!!!). Nada mais, nada menos que uma criança levantando um body count de 7 pessoas ao mesmo tempo! Nem mesmo Michael Myers ou Jason Voorhees já conseguiram essa proeza. A garotinha é a prova viva que as aparências enganam: seu semblante inocente e fofo esconde uma personalidade extremamente forte e sangrenta, violenta quando precisa se defender (ou proteger seus amigos). Do mesmo jeito, é impossível odiá-la, na moral!... Eleven, você pode matar quem você quiser! Vou te proteger para sempre! hahaha

____________________________________
Filme: Sexta-Feira 13 Parte II (1981)
Direção: Steve Miner
Vitima: o cadeirante gente boa Mark.

No segundo filme da franquia Sexta-Feira 13 as mortes são um ponto muito positivo. A equipe recriou assassinatos criativos e extremamente brutais, mas existe um que se destaca pelo impacto da cena, claro que estou falando de quando o cadeirante pacato Mark é assassinado. Vou ser sincero, sempre achei vacilo colocar cadeirantes (ou qualquer tipo de deficientes) em filmes de terror, quando a situação fica complicada, como eles vão fugir?! Sem contar que vê-los morrendo sentados na cadeira, sem poder se defender, é uma cena bastante impactante. Lembrando que vários personagens cadeirantes apareceram em outros slashers, como O Massacre da Serra Elétrica (1974) e A Maldição de Chucky (2013). Mark não foi um felizardo, pois a sexta colocação da nossa lista mostra o momento em que o rapaz fica sozinho em Packanake Lodge (ao lado de Crystal Lake) e Jason Voorhees (em seu primeira aparição) acerta um golpe violento e sem avisos, cravando um enorme facão no rosto de Mark. É tudo muito rápido, mas a cena fica na memória pelo que vem a seguir, ao vermos a cadeira de rodas deslizando desgovernada e caindo da escadaria chuvosa com o nosso jovem em cima. Existe um simbolismo que sempre me conquistou nessa cena.

____________________________________
Filme: Mangler - O Grito de Terror (1995)
Direção: Tobe Hooper
Vitima: Sra. Frawley, idosa esmagada em máquina de Calandra.

Foi difícil publicar esse vídeo que vocês vão conferir abaixo, a cena é basicamente inexistente na internet, as raras versões encontradas são censuradas e com o idioma alterado. Infelizmente, eu havia conseguido a versão sem censura, porém em outro áudio, com gritos e soundtrack diferente, perdendo muita qualidade da cena. Por sorte, tive acesso ao áudio original (em qualidade razoável), e o sincronizei com o vídeo, com alguns erros, mas nada que atrapalhe. Hoje vejo que tive muita sorte por ter esse filme em VHS na minha coleção (versão oficial, sem censura), não sabia que a projeção havia se tornado tão rara. Mesmo vindo do Tobe Hooper, Mangler não é muito bem visto entre os fãs do horror, mas existe um momento que se destaca no meio de tanto viajem! Estou falando da primeira morte mostrada, logo nos primeiros 10 minutos de filme. A Sra. Frawley, uma velhinha simpática e doce é brutalmente massacrada em uma enorme máquina de passar lençóis (a máquina é conhecida como Mangler ou Calandra), na fábrica em que trabalha. Como disse, tive o privilégio de lhes trazer a versão sem cortes, com o dobro de tempo, sangue e cenas censuradas (incluindo a cabeça da velhinha sendo esmagada no rolo máquina). Ainda rola Robert Englund (o eterno Freddy Krueger) com pernas mecânicas, tapa-olho e atitude totalmente alucinada, rindo satisfeito ao acompanhar a idosa morrer.

____________________________________
Filme: Dia dos Namorados Macabro (1981)
Direção: George Mihalka
Vitima: "Happy", o dono de um bar na cidade Valentine Bluff.

Esse filme é uma pérola dos anos 80! Tudo nele funciona: é assustador, divertido, sangrento e interessante. Com certeza um verdadeiro ícone para quem procura bom entretenimento. Uma das mortes mais memoráveis acabou sendo censurada em algumas edições, devido ao impacto da violência. Na cidade rural Valentine Bluff, existe um bar onde todos os jovens passam as noitadas após horas de trabalho na gigantesca mina da cidade (a maior fonte de dinheiro do local). O dono desse bar é conhecido como "Happy", um velhote que fica tentando alertar os jovens bêbados sobre uma maldição do dia dos namorados, no melhor estilo Crazy Ralph de Sexta-Feira 13. Na noite dos assassinatos, ele decide pregar uma peça nos garotos, escondendo a fantasia de um minerador (Harry Warden, o assassino) para assustá-los quando abrirem a porta do refeitório da mina. Acontece que o verdadeiro assassino aparece e lhe crava uma picareta no queixo (!!!), fazendo o instrumento sair no olho esquerdo do velhote. É uma cena linda e bem violenta, apesar de rápida. A luz do capacete ilumina o rosto da vítima entregando o charme do filme. Mesmo alertando todo mundo sobre um possível assassino a solta, Happy foi um dos primeiros a bater as botas... De um jeito bem doloroso!

____________________________________
Filme: Evil Dead - A Morte do Demônio (1981)
Direção: Sam Raimi
Vitima: a garota Shelly, após ser possuída.

Um grupo de jovens vão passar uns dias em uma cabana abandonada nas montanhas, e acidentalmente acabam liberando forças malignas da floresta após ouvirem um fita gravada por um arqueólogo, antigo morador da cabana. Aos poucos, os jovens vão sendo possuídos pelo mal natural, se transformando em criaturas horrendas e barulhentas. Shelly, uma das primeiras vítimas, é brutalmente desmembrada e mutilada por Scott, seu próprio namorado. A atitude surgiu logo após a mulher ficar possuída e tentar matá-los, e a cena é observada por Ash (ainda pupilo). O filme pode ser considerado o trash mais influente já feito, uma verdadeira obra-prima cheia de violência e situações assustadoras. O maior destaque da cena abaixo é a brutalidade explícita, com golpes e desmembramentos detalhados (mas tudo bem rápido), e também a maravilhosa cena onde o sangue vermelho vivo escorre pela lente da câmera, a manchando completamente. É bastante perturbador se pensar bem, um absurdo gráfico bem conduzido e especialmente macabro.

____________________________________
Filme: O Vingador Tóxico (1984)
Direção: Lloyd Kaufman, Michael Herz
Vitima: três bandidos charlatões são massacrados em um restaurante de comida mexicana.

Não podemos falar de filmes trash sem mencionar a lendária produtora Troma, que lançou dezenas de produções bizarras e sangrentas, entre elas a franquia O Vingador Tóxico (que contem 4 filmes), provavelmente sua empreitada mais famosa e cultuada pelos fãs. Na trama acompanhamos Melvin, um jovem retardado que trabalha em uma academia e é zuado por todo mundo. Certo dia, durante uma brincadeira de mau gosto, Melvin acaba caindo em um barril de produtos químicos e substancias tóxicas, se transformando em uma criatura horrenda que, por sinal, somente ataca e aniquila os bandidos da cidade Tromaville, ficando conhecido como um herói chamado Vingador Tóxico. Em uma das cenas mais lembradas, um restaurante mexicano (completamente estereotipado) é assaltado por três bandidos paspalhões, que fazem uma bagunça no local, liderando um verdadeiro espetáculo de situações bizarras (os bandidos são tão retardados, que parecem estarem diante de uma platéia cheia de vítimas). É nessa hora que nosso "herói" entra em cena, massacrando os assaltantes das mais variadas formas. Rola desmembramento, luta marcial, uma garota cega estuprada, mãos mergulhadas em óleo fervente e até mesmo um "milkshake humano". Sem contar no cachorrinho que é brutalmente baleado pelos filhos da puta. A cena abaixo está completa, boa diversão!

____________________________________
Filme: Dia dos Mortos (1985)
Direção: George A. Romero
Vitima: o capitão tirano Rhodes, do exército.

O primeiríssimo lugar fica com meu filme preferido de George RomeroO Dia dos Mortos, lançado em 1985 e fechando a primeira trilogia do mestre dos zumbis. O capitão do exército Rhodes é provavelmente um dos personagens mais desgraçados que já surgiram. Em um planeta caótico e devastados, a humanidade vive em grupos espalhados dentro de bankers subterrâneos, em um deles, cientistas precisam dividir espaço com soldados que restaram do exército. Me responda: como vocês acham que soldados reagem aos zumbis? Com muitos tiros!... Já os cientistas (principalmente o chamado Dr. Frankenstein), querem preservar as criaturas para desenvolver pesquisas e soluções. É nessa confusão que entra o capitão Rhodes, completamente explosivo e agindo com frieza para cima de todos ao seu redor. Ele abomina o fato que um dos cientistas vem "adestrando" um zumbi chamado Bub, inclusive ensinando a criatura a usar um revólver! Rhodes assassina metade da instalação de sobreviventes para manter sua ditadura em pé, mas no final acaba tendo um destino extremamente doloroso e com cheiro de vingança. Bub, o próprio "zumbi adestrado", é quem parte para cima do capitão, em uma das mortes mais gratificantes de se acompanhar. Rhodes é rasgado ao meio por uma legião de zumbis. Destaque para a maquiagem impressionante de Savini (nada de CGI, crianças!), e a trilha sonora conduzida com batidas intensas, em minha opinião, a melhor soundtrack do gênero de zumbis. DIE BASTARD!


-- PRÓXIMO TOP 10 EM BREVE --

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua experiência conosco! Gostou do filme? Teve bons momentos quando assistiu? Mas lembre-se, seja educado e não cause intrigas nos comentários, do contrário, a maldição do Portal Tartárico te atormentará para sempre!

POR FAVOR, NOS INFORME CASO O FILME ESTEJA QUEBRADO (INDISPONÍVEL). O ARQUIVO SERÁ CORRIGIDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.